Termos e condições para o serviço "Kamba Empresa"

Última atualização: 29 de Novembro de 2017

Estes termos e condições constituem o acordo entre o 1º Outorgante, a Usekamba- Prestação de Serviços e Comércio, Lda., adiante designado por "Usekamba, Lda.", "Usekamba" ou "Kamba", e o 2º Outorgante o Cliente, adiante designado "Kamba Empresa", "Empresa" ou "Comerciante". O 2º Outorgante adere pelo presente os serviços e produtos da Usekamba sujeitando-se às obrigações da mesma, assim como as obrigações deste para com aquele. Este acordo torna-se efectivo quando o cliente completa o processo de cadastro para o serviço "Kamba Empresa" através do nosso website usekamba.com e aceita este termos ao cadastrar sua empresa. O 1º Outorgante tem o direito de alterar o presente termo e condições mediante notificação para o 2º Outorgante. O 2º Outorgante deve ler e entender o presente termos e condições e cumprir com as disposições seguintes.

1. Definições

Os termos e expressões para efeito do presente contrato possuem os seguintes significados:

Usekamba – refere-se a sociedade de direito angolano, com o NIF de pessoa colectiva nº 5417533696.

Kamba – carteira digital, sistema de pagamentos, aplicativo móvel instalado pela Kamba Empresa em seu dispositivo para utilizar os serviços da Usekamba.

Carteira Digital – é uma solução electrónica, que permite o armazenamento de dados financeiros e pessoais para que possam ser usados com segurança durante operações financeiras.

Conta Kamba Empresa – a conta na carteira digital criada pelo cliente para utilizar os serviços da Usekamba.

Conta Bancária – a conta utilizada pelo cliente para adicionar e retirar dinheiro da carteira.

IBAN – o número internacional de conta bancária utilizado pelo cliente para adicionar ou retirar dinheiro da carteira.

Banco – a instituição bancária que esteja registada pela lei aplicável em Angola.

Kamba Serviços – refere-se aos serviços ligados à carteira digital e sistema de pagamentos que a Usekamba prestará à Kamba Empresa, dando-lhe a possibilidade de aceder informações sobre a sua carteira e aceder um conjunto de funcionalidades disponíveis.

Kambas – são as pessoas singulares ou empresas, clientes da Usekamba, que aderem aos seus serviços e produtos pertencendo-lhes a responsabilidade da respectiva utilização.

Kamba Empresa – é a empresa que utiliza os serviços e produtos da Usekamba, cliente da Kamba, que cria e solicita a activação da Conta Kamba para seu uso ou para uso de outro(s) portador(es) por si indicado(s), e que se responsabiliza pelos movimentos e formas de utilização dos mesmos.

Comissões – o valor cobrado pela utilização do Kamba Serviços.

Pagamentos – o montante a ser pago pelo cliente da Kamba Empresa pelos bens ou serviços comprados.

Transação – as transacções ligadas à utilização dos serviços da Usekamba, tais como depósito, levantamento ou pagamento.

Levantamento – é a transferência de valores da sua carteira (Conta Kamba) para sua conta bancária.

Kamba Grupo – o conjunto de empresas afiliadas, associadas, subsidiárias juntamente com a Usekamba.

Informação Pessoal – os dados disponibilizados sobre a identificação ou natureza jurídica da Kamba Empresa.

Código Kamba QR – o código providenciado pela Usekamba à Kamba Empresa para operar suas transacções.

Hiperligação para Pagamento – é um serviço do Kamba que gera uma hiperligação configurada com os detalhes de uma solicitação de pagamento, juntamente com o serviço de Checkout do Kamba. Estes detalhes incluem no mínimo o nome do produto ou serviço, o valor a pagar e uma simples mensagem de descrição.

Notificação – é uma forma de avisar sobre as alterações do estado de cada transacção, tais como depósito, levantamento ou pagamento efectuado através do Kamba.

Notificação por SMS/Correio Electrónico – a notificação enviada por uma mensagem/Correio Electrónico para à Kamba empresa referente ao Kamba Serviços.

Termos – os termos e condições elaborados pela Usekamba para a Kamba Empresa, como o presente termo.

2. Serviços

A Usekamba deve providenciar aos seus clientes os seguintes serviços "Kamba Serviços":

2.1 Uma conta na carteira digital ("Conta Kamba") no qual o cliente poderá adicionar, manter e retirar fundos.

2.2 Um serviço de transferências que permite enviar e receber dinheiro entre clientes com a conta kamba.

2.3 Um serviço de pagamentos ("Kamba- Pagamentos Móveis") que permitirá fazer/receber pagamentos.

2.4 Outros serviços que estejam directamente ou indirectamente ligados à Usekamba (se aplicáveis).

A Conta Kamba não é uma conta à ordem. Os serviços da Kamba não envolvem providenciar cartões de débito ou de crédito. Os fundos que se encontram na carteira digital da Kamba não pagam juros.

3. Regras de Funcionamento

O aplicativo Kamba é uma propriedade da Usekamba, Lda., implicando para a sua utilização, a tomada de conhecimento do presente Termos e Condições Gerais.

Para o acesso e utilização dos produtos ou serviços da Usekamba a empresa deve aderir uma Conta Kamba Empresa em usekamba.com tendo direito à:

3.1 Assistência para utilização do produto ou serviço via internet, telefone ou pessoalmente (dependendo da política determinada pela empresa).

3.2 Agendamento para instalação da solução de pagamentos no estabelecimento.

3.3 Notificação por E-mail ou SMS confirmando à registo a instalação da Conta Kamba.

3.4 As transacções para a Kamba Empresa estarão sujeitas ao seguinte:

3.5 Aceitação de pagamentos nas lojas físicas ("Lojas Offline") para os usuários de bens e serviços providenciados pelas Kamba Empresa.

3.6 Pedido para pagamento em lojas na internet ("Lojas Online") para os usuários de bens e serviços providenciados pelas Kamba Empresa. Uma vez autorizada a compra online é necessária a emissão de um código de validação para confirmação de pagamento e entrega de produtos.

3.7 A Kamba Empresa confirma que opera no território angolano ou está registada na República de Angola. A Kamba Empresa deve somente comercializar os bens e serviços disponíveis para pagamentos em moeda nacional e em Angola.

4. Regras de Utilização

4.1 Desde que a Kamba Empresa assine o Kamba Serviços, obriga-se a utilizar as funcionalidades, serviços e produtos disponíveis comprometendo-se a conservá-los e a não violar a lei angolana.

4.2 Na actividade de venda de bens e serviços, a Kamba Empresa deverá apresentar o código QR ou outro método de pagamento disponível para pagamentos e sua validação.

4.3 Na aquisição de bens e serviços, a Kamba Empresa deverá validar as facturas de venda apresentadas pelo estabelecimento.

4.5 A Kamba Empresa ao disponibilizar o código QR ou outro método de pagamento, confirma que poderá ser feito o respectivo pagamento, sendo debitado ao seu cliente o montante pela totalidade do seu valor, permanecendo a Usekamba alheia a qualquer incidente ou litígio que ocorra entre a Kamba Empresa e o seu cliente.

4.6 A Kamba Empresa ao digitalizar ou escanear o código QR, confirma a respectiva transação e aceita o montante de débito pela totalidade do seu valor, permanecendo a Usekamba alheia a qualquer incidente ou litígio que ocorra entre a Kamba e o Estabelecimento.

4.7 As reclamações sobre transacções de compras e vendas devem ser feitas num prazo de 72 horas.

5. Carregamentos e Limites

A carteira digital Kamba poderá ser carregada por Depósito Bancário em qualquer agência Bancária que esteja domiciliada uma conta, ou por transferência pelo IBAN em qualquer Multicaixa (Caixas Electrónicos) para quaisquer umas das contas bancárias pertencente à Usekamba, e será sempre em moeda nacional.

5.1 O carregamento mínimo a efectuar-se na carteira digital Kamba é de AOA 2 000,00 (Dois mil Kwanzas) e como máximo a ser determinado pela Usekamba.

5.2 Os saldos limites terão que ser de acordo ao definido pela Usekamba na data.

5.3 Os carregamentos na carteira digital estão sujeitos aos limites estabelecidos ou a estabelecer pela lei aplicável.

5.4 Os valores das transações movimentadas directamente na Conta Kamba, estão limitadas pelo saldo disponível na referida conta.

5.5 Pode-se impor limites ao montante e volume de transacções que a Kamba Empresa pode efectuar utilizando o Kamba Serviços.

6. Despesas e Comissões

6.1 As comissões a serem aplicadas para Kamba Empresa serão aquelas de acordo à previsão de comissionamento elaborado pela Usekamba, Lda., e não acompanharão sempre este termos e condições, embora não devam ser interpretadas ou aplicadas em separado.

6.2 As comissões serão de conhecimento e de comum acordo com a empresa em casos considerados especiais pela Usekamba.

6.3 A Usekamba poderá, em qualquer momento, debitar a Conta Kamba Empresa pelas importâncias correspondentes a comissões ou outros encargos, conforme a política de comissionamento e encargos aplicados na data assim como as taxas e impostos que nos termos da lei sejam devidos.

6.4 A Usekamba tem o direito de modificar as comissões, taxas ou qualquer outro emolumento.

7. Compras

7.1 A Kamba Empresa pode adquirir bens ou serviços pela utilização da carteira digital Kamba.

7.2 Os clientes da Kamba Empresa poderão adquirir bens e serviços pela utilização da carteira digital Kamba.

7.3 Todas as compras devem ser efectuadas pela utilização dos serviços e produtos legítimos da Usekamba.

8. Pagamentos

8.1 A Kamba Empresa obriga-se a provisionar a sua Conta Kamba, criada de acordo as condições deste termos, para cobrir os movimentos operados através da utilização da carteira digital.

8.2 As despesas e encargos que venham a resultar da aplicação destes termos e condições serão de responsabilidade da Kamba Empresa, incluindo todas as despesas extrajudiciais em que a Usekamba venha incorrer para a efectiva cobrança de seus serviços e produtos.

9. Estornos

9.1 A Usekamba e Kamba Empresa acordam que o 1º Outorgante pode estornar qualquer transacção, especialmente em caso de lapso ou erro, e além disso em circunstâncias em que tal estorno seja justificável, sendo este efectuado com data-valor da transacção obrigatória.

10. Perda, Extravio, Furto ou Falsificação de Conta

10.1 A Usekamba e Kamba Empresa acordam que em caso de Perda, Extravio, Furto, Roubo ou Falsificação de Conta, o 1º Outorgante deve ser comunicado urgentemente.

10.2 Todos os casos referidos acima (cláusula 11.1.) devem ser objecto de queixa ou participação pela Kamba Empresa à autoridade policial ou judiciais competentes, podendo ser requerida uma fotocópia do comprovativo da participação pela Usekamba.

10.3 Para procedimentos ligados a estes casos (cláusula 11.1.) a Usekamba poderá requisitar informações adicionais.

11. Protecção de Dados Pessoais

11.1 A Usekamba está autorizada ao processamento e armazenamento informático dos dados fornecidos pela Kamba Empresa, destinando-se assim exclusivamente ao estabelecimento de relações comerciais entre as partes.

11.2 A Usekamba está ainda autorizada, dentro dos limites permitido pela lei aplicável, a verificar e confirmar os dados fornecidos junto a instituições credíveis.

11.3 A responsabilização pela omissão ou incorrecção de dados é da Kamba Empresa.

11.4 A Kamba Empresa tem o direito de exigir a correcção dos dados por ela fornecido solicitando à Usekamba pelos métodos disponíveis.

11.5 A Usekamba deve conservar e fazer manutenção da informação disponibilizada, mantendo até durante o período previsto por lei ou que receba instruções da Kamba Empresa para a respectiva eliminação.

12. Segurança

12.1 Todas as solicitações requeridas por nossa API usam o protocolo https e possuem certificados SSL. O protocolo é reforçado do lado backend ao forçar qualquer solicitação para a API usar https/ssl do lado da Kamba Empresa.

12.2 O Kamba possui ainda o certificado de segurança Godaddy tal como McAfee.

12.3 Nosso Sistema não usa informações sensíveis como cartão de crédito ou débito, o que deixa-o muito mais seguro em relação aos sistemas tradicionais que usam informações confidenciais, como detalhes de cartão de crédito ou débito.

12.4 Ao eliminar cartões, a Usekamba elimina os intermediários envolvidos, o que permite aumentar e internalizar a segurança.

12.5 As transações no Kamba estão sempre protegidas pela palavra passe da Kamba Empresa ligada ao seu correio electrónico ou telemóvel, além de receber notificações de todas as transacções efectuadas na sua conta.

13. Comunicação e Marketing

13.1 A Usekamba poderá contactar a Kamba Empresa por correio electrónico, fax, pessoalmente ou telefone utilizando os dados fornecidos.

13.2 O presente termos e condições é escrito em Português, sendo do conhecimento da Kamba Empresa. Qualquer comunicação deve ser em Português podendo-se fazer uma cortesia de tradução para outra língua.

13.3 A Usekamba poderá utilizar as informações fornecidas para informar sobre produtos, serviços ou ofertas especiais. Esta informação poderá ser feita via correio electrónico, fax, telefone ou pessoalmente. Caso não seja do seu interesse pode contactar-nos para o cancelamento.

14. Informações e Reclamações

Para fins de informações e Reclamações que a Kamba Empresa tiver em relação aos serviços e produtos da Usekamba deve entrar em contacto.

14.1 Correio electrónico: suporte@usekamba.com

14.2 Website: usekamba.com

14.3 Telefone: +244 942 396832

15. Encerramento da Conta Kamba

15.1 A Usekamba pode cancelar a todo momento a Conta Kamba Empresa, independentemente do saldo disponível, mediante pré-aviso.

15.2 Em caso de violação de contrato, a Usekamba pode desactivar o acesso da Kamba Empresa ao Kamba Serviços.

15.3 A Kamba Empresa pode encerrar a sua Conta Kamba a qualquer momento contactando-nos.

15.4 Se a Kamba Empresa deixar de cumprir com qualquer das suas obrigações o contrato poderá ser rescindido unilateralmente e sem pré-aviso.

16. Exclusão de Responsabilidade

16.1 A Usekamba não será responsável, em circunstância alguma, pela negligência e nem pelas deficiências ou má qualidade de uso do Kamba Serviços pela Kamba Empresa.

16.2 A Kamba Empresa é responsável por todas as perdas incorridas pelo seu cliente e pela Usekamba em relação a uma transacção não autorizada.

16.3 A Kamba Empresa compromete-se a não agir de má fé ou de forma fraudulenta, caso aconteça, assumirá as devidas responsabilidades.

16.4 A Kamba Empresa assume a responsabilidade se intencionalmente ou de forma negligente não conseguir cumprir com as regras de segurança.

17. Força Maior

Para os fins previstos no presente termo e condições, entende-se por "Força Maior", qualquer acontecimento imprevisível que ocorra fora do controlo da Usekamba e da Kamba Empresa, que constituam, impedimento, ou torne impossível qualquer uma das entidades realizar ou cumprir com as suas obrigações.

17.1 Qualquer situação de Cataclismo, Guerra, Incêndios, Estado de Sítio ou Outras Similares refere-se a casos de "Força Maior".

17.2 Não é da responsabilidade da Usekamba qualquer violação do acordo resultante de circunstâncias anormais e imprevisíveis, bem como aquelas aquém de suas obrigações legais.

18. Duração

18.1 Ao presente contrato é aplicado por um prazo indeterminado. Podendo qualquer uma das partes pôr-lhe término recorrendo a cláusula 16.

19. Lei Aplicável

Ao presente termos e condições são aplicáveis a lei e jurisdição Angolana.

19.1 Qualquer disputa e reclamação (incluindo disputas ou reclamações não contratuais) decorrentes ou em conexão com este termos e condições ou seu objecto ou formação estão sujeitas a lei e jurisdição Angolana.

19.2 Cada parte concorda irrevogavelmente que a resolução de eventuais conflitos que surgirem devem ser resolvidas amigavelmente, porém em caso que se mostre insuficiência deve-se recorrer aos tribunais locais de Angola, tendo assim jurisdição exclusiva para resolver quaisquer conflitos.

Despesas e Comissões dos Serviços e Produtos da Usekamba para "Kamba Empresa"

Instalação Gratuito
Manutenção Gratuito
Comissões Aplicáveis
Depósito de numerário na Conta Kamba Gratuito
Transacções abaixo ou igual a AOA 1 500,00 Gratuito
Transacções acima de AOA 1 500,00 1,99%
Transferência de numerário para Conta Bancária no prazo >= 90 dias Gratuito
Transferência de numerário para Conta Bancária no prazo <= 90 dias Taxa Variável
Outros Serviços Gratuitos ou aplicação de taxas se necessário

Todos os Pagamentos serão efectuados em moeda nacional. As comissões e contraprestações dos serviços da Usekamba encontram-se sujeitas a Imposto de Selo à taxa de 0,7% (se aplicável); ver tabela de taxa variável.

Dias Taxas
1 3,000%
2 2,967%
3 2,933%
4 2,900%
5 2,867%
6 2,833%
7 2,800%
8 2,767%
9 2,733%
10 2,700%
11 2,667%
12 2,633%
13 2,600%
14 2,567%
15 2,533%
16 2,500%
17 2,467%
18 2,433%
19 2,400%
20 2,367%
21 2,333%
22 2,300%
23 2,267%
24 2,233%
25 2,200%
26 2,167%
27 2,133%
28 2,100%
29 2,067%
30 2,033%
31 2,000%
32 1,967%
33 1,933%
34 1,900%
35 1,867%
36 1,833%
37 1,800%
38 1,767%
39 1,733%
40 1,700%
41 1,667%
42 1,633%
43 1,600%
44 1,567%
45 1,533%
46 1,500%
47 1,467%
48 1,433%
49 1,400%
50 1,367%
51 1,333%
52 1,300%
53 1,267%
54 1,233%
55 1,200%
56 1,167%
57 1,133%
58 1,100%
59 1,067%
60 1,033%
61 1,000%
62 0,967%
63 0,933%
64 0,900%
65 0,867%
66 0,833%
67 0,800%
68 0,767%
69 0,733%
70 0,700%
71 0,667%
72 0,633%
73 0,600%
74 0,567%
75 0,533%
76 0,500%
77 0,467%
78 0,433%
79 0,400%
80 0,367%
81 0,333%
82 0,300%
83 0,267%
84 20,233%
85 0,200%
86 0,167%
87 0,133%
88 0,100%
89 0,067%
90 0,033%

Taxa Variável dos Serviços e Produtos da Usekamba para "Kamba Empresa"